Angular 2

Futuro TI

Angular 2 é um framework que permite desenvolver aplicações web e mobile, mantido pela Google. Apesar de ser a segunda versão do framework, Angular 2 não é a continuação do Angular 1. O Angular 1 agora é conhecido como Angular JS e o Angular 2 é conhecido apenas como Angular. Neste texto iremos usar o termo Angular como Angular 2.

O AngularJS tornou-se muito popular devido ao Two-way Data-biding (associação bidirecional), arquitetura MVC, sistema de módulo incorporado, injeção de dependência e roteamento de pacotes. Inicialmente o Angular JS foi construído como um hobby por Misko Hevery em 2009 e rapidamente se tornou um framework SPA (Single Page Application) mais popular para desenvolvimento de front-end.

AngularJS resolveu muitos problemas para desenvolvedores web e o uso do conceito de SPAs permitiu atingir um bom ponto de produtividade. As ferramentas começaram a crescer, as bibliotecas de diretrizes personalizadas foram lançadas e a plataforma cresceu extremamente rápido.

No entanto, como os desenvolvedores começaram a criar aplicativos profissionais e as limitações do Angular JS começaram a aparecer. No auge da popularidade do Angular JS, em 2014, o time de desenvolvimento do Angular JS anunciou que estariam criando um novo framework completamente novo. Talvez aqui já seria a nova estrutura do Angular 2.

O Angular 2 foi escrito em TypeScript, um superconjunto de JavaScript que implementa muitos novos recursos da ECMAScript 6, que é simplesmente a mais nova versão do JavaScript. Ao se concentrar em tornar a estrutura mais fácil para os computadores processarem, o Angular 2 permite um ecossistema de desenvolvimento muito mais rico. Os programadores que usam editores de texto sofisticados (ou IDEs) notarão melhorias com relação a auto-conclusão e sugestões de código-fonte. Essas melhorias ajudam a reduzir o ônus cognitivo da aprendizagem do Angular 2.

O Angular 2 foi projetado para dispositivos móveis desde o início. Além do poder de processamento limitado, os dispositivos móveis possuem outros recursos e limitações que os separam dos computadores tradicionais. A busca pelo desempenho não termina com a pré-renderização do HTML. O Angular 2 torna-se portátil para o celular nativo, integrando-se ao NativeScript, uma biblioteca de código aberto que conecta o JavaScript e o dispositivo móvel.

Aproveite e confira o curso de JavaScript da Grande Porte. Este curso vai ajudar você a entender melhor o Angular 2. Em breve começaremos a gravação do nosso curso de Angular 2.

Prof. Fabrizio Borelli

#developer

#programador

#profissionaldeTI

#TI

#profissionaldofuturo

#mobileFirst

#angular

Doutorando pela UFABC
Pesquisador do CNPq
Professor Universitário
Empreendedor em TI
Voltar ao Blog

Assine nossa Newsletter gratuitamente

NOSSAS REDES SOCIAIS